Categoria: Artigos
Data: 30/10/2024
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Salmo 46.1)

Não há consenso quanto à data de composição do famoso hino Castelo Forte, de autoria do reformador protestante Martinho Lutero, contudo, há unanimidade no que diz respeito ao texto bíblico que inspirou a famosa composição que se encontra presente nos hinários das mais diversas tradições decorrentes da Reforma. O Salmo 46, com seus preciosos ensinamentos, foi a fonte de inspiração do compositor alemão.

O texto bíblico começa destacando o ser de Deus (Sl 46.1). Ele é apresentado como refúgio, fortaleza e socorro nas tribulações. Conhecer a Deus conforme ele se revela em sua palavra é fundamental para descansar em suas promessas. Ele é imutável e sua palavra jamais será lançada por terra (Nm 23.19).

Em seguida o salmista destaca a presença gloriosa de Deus em derredor de seu povo (Sl 46.5). O Supremo Pastor nunca abandona ou age de maneira irresponsável para com os que são seus, ele está presente nos montes e nos vales (Sl 23.4). Encerrando a composição, o autor bíblico destaca a ação poderosa do Senhor dos Exércitos na defesa dos que são seus. Ele é poderoso para reverter qualquer situação ameaçadora, para debelar qualquer crise e conceder vitória aos seus amados filhos. A conclusão é retumbante: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46.7).

Tags: cada dia

Autor: Jailto Lima do Nascimento   |   Visualizações: 857 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp
  • Procurar



Deixe seu comentário